Aços Villares Pinda

Aços Villares Pinda

 

USINA PINDAMONHANGABA (SP) Datas principais:

Conclusão do Projeto Básico: novembro de 1975 Início das obras: junho de 1976 Primeira corrida da Aciaria: setembro de 1979 Primeiro lingote laminado: janeiro de 1980 Primeira bobina laminada: setembro de 1979 Primeiro cilindro produzido: novembro de 1979 Data de inauguração: 07 de novembro de 1980 (Contou com a presença do Presidente da República, Sr. João Batista de Figueiredo)   Evolução da Usina:

Novembro de 1980: Inauguração da Usina. O projeto inicial da Usina de Pinda previa uma capacidade de produção de aço bruto de 360.000 t/ano. Esta capacidade está atualmente em 600.000 t/ano de aço bruto. A fábrica de cilindros fundidos iniciou sua operação com capacidade de produção acabada de 1.200 t/mês. Atualmente a capacidade de produção de cilindros é de 3.600 t/mês. Maio de 1983: com o mercado nacional e internacional em recessão, enfrentando condições predatórias de concorrência, a Forjaria e Fundição de Peças foram desativadas, porém mantendo os equipamentos e edifícios em condições de operação. Janeiro de 1986: o mercado nacional e internacional de equipamentos pesados apresentou melhorias e foi decidido reiniciar a operação do setor de peças fundidas e forjadas. Junho de 1990: início de produção da Fábrica de Tubos, para atender o mercado de petroquímica com tubos centrifugados e conexões de aços inoxidáveis. Dezembro de 1994: as condições de mercado de peças pioraram novamente e concluiu- se pela desativação definitiva das áreas mencionadas, com a Aços Villares saindo, definitivamente desse segmento. Foi desativado o Forno a arco de 40 t na Aciaria, vista a capacidade dos 2 fornos de 80 t para atender a demanda de laminados e cilindros. Fevereiro de 1996: foi desativada a Usina de São Caetano, e decidiu- se que a produção de cilindros forjados seria transferida para Pinda. Muitos dos equipamentos que operavam em S. Caetano foram reformados e atualizados durante a transferência e os equipamentos e edifícios antigamente utilizados para a produção de peças fundidas e forjadas em Pinda foram adaptados e modernizados para a fabricação dos cilindros forjados. A transferência foi finalizada em outubro de 1997.  

 

Maio de 1997: completada a transferência da Fábrica de Arames, localizada anteriormente na Usina de Sorocaba. Essa instalação (basicamente trefilaria, incluindo decapagem, limpeza e tratamento térmico) é destinada a atender o segmento leve de autopeças e indústria mecânica em geral, com produtos trefilados. Setembro de 1998: o negócio de tubos centrifugados, cujos resultados vinham piorando devido a condições particulares desse mercado, foi desativado. No edifício ocupado pela fábrica de tubos foi instalada a Trefil, transferida da sua locação original em Diadema (SP), destinada a atender o mercado de aço acabado para a indústria de autopeças. Janeiro de 1999: iniciada a operação do sistema SAP (sistema ERP). Novembro de 2000: iniciada a operação do novo despoeiramento secundário na Aciaria. Outubro de 2001: entra em operação um novo transformador para os fornos a indução de 8 t da Fundição de Cilindros. Maio de 2002: entra em operação o novo forno F3 de Reaquecimento da Forjaria. Outubro de 2002: iniciada a fase operacional do Forno Panela de 2 estações, com desgaseificação, reaquecimento e adição de ligas, transferido da Usina de Basauri (Espanha) da Sidenor. Novembro de 2002: finalizada a conexão da Usina com a rede pública de gás natural. Fevereiro de 2003: iniciada a operação dos Cojets nos Fornos Elétricos a Arco, como auxílio para acelerar a fusão do aço. Maio de 2003: iniciada a fase operacional do lingotamento contínuo transferido da Usina de Basauri (Espanha) da Sidenor. Trata- se de uma máquina vertical-horizontal de 6 veios, com tarugo de saída quadrado de 155 mm. Também foram adicionados uma nova estação de lingotamento e um carro de transferência de panelas. O edifício da Aciaria foi ampliado para receber essas instalações. Junho de 2003: liberados para operação o elevador de tarugos e as 2 linhas automatizadas de inspeção de barras na Laminação. Janeiro de 2004: finalizada a conversão de todos os equipamentos da usina que utilizavam óleo combustível e GLP, para operar a gás. Em março de 2004 entram em operação 5 novos fornos a gás no tratamento térmico de cilindros fundidos e 1 torno reformado e atualizado, transferido de Bolueta (Espanha). Março de 2004: início da fase operacional do novo Bloco Laminador com leito tipo Stelmor de resfriamento.  

Capacidade Instalada

600.000 t/ano (aço bruto) 35.000 t/ano (cilindros acabados)

Número de Empregados da Usina

2.113 em julho de 2006

 

UP - PINDAMONHANGABA Rod. Luiz Dumont Villares, km2 12400-000 - Moreira Cesar/Pinda - SP

Telefone: (12) 2126-7200